Aldeia  Eterna 

Aldeia de Melo

 Melo 

A freguesia de Melo, situa-se a 7 quilómetros de Gouveia, a sua sede concelhia, a 9 quilómetros do Rio Mondego e no sopé da Serra da Estrela.

Entre o riquíssimo património edificado devem destacar-se o Paço, a Misericórdia, a capela da Senhora da Conceição, a casa da Câmara, o Convento da Senhora do Coito e o Pelourinho, que é monumento nacional.

Para além de abundantes e variadas produções agrícolas, teve alguns estabelecimentos fabris, ao longo de muitas décadas. No entanto, a emigração foi sempre um destino de muitos melenses.
Esta freguesia inclui o núcleo urbano de Nabainhos.

Agora união de freguesias de Melo e Nabais

União de Freguesias de Melo e Nabais
União de Freguesias de Melo e Nabais

Aldeia `` Mito ´´

 

Origem do Nome

´´ Mello ``

Melo (em ortografia arcaica Mello) é um apelido relativamente frequente de família da onomástica da língua portuguesa. Sua origem provável é o topónimo Melo (em Portugal), cuja origem poderia ser uma corruptela do nome de uma ave, o melro.

Descende esta família da linhagem dos de Riba de Vizela. D. Soeiro Reimondo de Riba Vizela que em princípios do século XII vivia na sua quinta de Aguiar, freguesia de S. Cosme, concelho de Gondomar, junto ao Porto, foi rico-homem e alferes-mór de D. Afonso II e casou com D. Urraca Viegas.
Foi chamado o Merlo - ou «melro» -, (contemporâneo dos reis D. Afonso III e D. Dinis), foi chefe de linhagem dos «de Riba de Vizela» e, por esta via, da dos «da Maia». Vindo para o Sul, fundou na Beira a vila de Merlo, depois Melo, sendo dela senhor, bem como de Gouveia.
Do seu casamento com D. Urraca Viegas, filha de D. Egas Gomes Barroso e de sua mulher D. Urraca Vasques de Ambia, teve descendência na qual se fixaria o nome Melo. Assim, de seu filho D. Mendo Soares, que lhe sucedeu como Senhor da vila de Melo, provém a família Melo. De seu outro filho, Pedro Soares, provém a família Alvim.
Mantem-se, na actualidade, o uso por parte de várias famílias, da grafia Mello. Na impossibilidade de saber com exactidão quem assim assina ou está registado e também por uma questão de uniformidade de critérios, adoptamos aqui a grafia moderna.


.

Visite Melo ...

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora